Os incidentes entre NK Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado ficaram marcados na história da antiga Iugoslávia e o pretexto foi uma partida de futebol realizada dia 13 de maio de 1990 no estádio Maksimir, localizado em Zagreb, capital da Croácia. O incidente ocorreu entre os Bad Blue Boys, ("Maus Meninos Azuis") grupo de barra bravas do NK Dinamo Zagreb e os Delije, ("Heróis") grupo de barra bravas do Estrela Vermelha de Belgrado. O incidente ficou famoso por ocorrer semanas antes das primeiraseleições multipartidarias na Croácia, após quase cinqüenta anos, e nessas eleições a maioria das pessoas votaram pela independência da Croácia. Os incidentes feriram cerca de sessenta pessoas, nas quais algumas foram apunhaladas e uma foi intoxicada.[1]
A tensão entre estes dois clubes que representavam os dois principais estados federativos da Iugoslávia (Croácia e Sérvia) sempre foi elevada no local como grandes rivais. Em1990 a situação piorou devido as tenções que concluiria a Iugoslávia. As primeiras eleições multipartidarias forão celebradas na maior parte da Iugoslávia e os partidosnacionalistas ganharam força em cada um dos estados federativos. A segunda volta eleitoral na Croácia chegou ao fim em maio do mesmo ano (1990), resultando ganhadora a chamada União Democrática Croata, cujo chefe era Franjo Tuđman.
Eslovênia e Croácia eram as principais forças e ambas queriam reorganizar a Iugoslávia em uma confederação, porém a Sérvia com o comando de Slobodan Milošević tentou manter o sistema comunista em toda a Iugoslávia e Slobodan Milošević foi acusado de ser um nacionalista sérvio que buscou a hegemonia sérvia na federação iugoslava. Aproximadamente 3.000 Delije viajaram para Zagreb e segundo boatos dizem que foram conduzidos por Arkan (um ultranacionalista sérvio) e alguns de seus melhores guarda-costas, porém isto nunca foi confirmado por se tratar apenas de um boato. No estádio Maksimir havia cerca de 15.000 à 20.000 espectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário